✔ História
“Maria, Mãe e Rainha de toda criação"
✔ História
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a maior manifestação religiosa Mariana do mundo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, à Ciência e à Cultura, a UNESCO. É impossível lembrar deste evento e tudo que ele agrega sem falar da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré (GNSN).
Fundada em 08 de novembro de 1974, pelo Pe. Giovanni Incampo e pelo Dr. Nelson Ribeiro, diretor coordenador do Círio da época, a Guarda de Nazaré é a maior guarda católica do mundo, e atualmente conta com 2.700 integrantes, todos do sexo masculino e voluntários. A Guarda de Nazaré durante o ano inteiro atua na Basílica Santuário de Nazaré e comunidades da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro em procissões, missas, e demais eventos religiosos e sociais. Participa também, quando requisitada, em atividades da Igreja de Belém, outras cidades do Pará, do Brasil e até mesmo do mundo, como em 2023 que a Guarda de Nazaré acompanhou a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na visita aos Estados Unidos.
Devido a sua importância social e religiosa, a Guarda de Nazaré é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, honraria concedia pela Alepa, bem como com a Medalha de Honra pela Prefeitura de Belém; pela Arquidiocese de Belém como parte indispensável da festa do Círio, e pela Santa Sé, o Vaticano, nos pontificados do Papa Bento XVI e do Papa Francisco como "símbolo de amor e devoção Mariana".
A parte social, em favor dos irmãos em situação de vulnerabilidade social, não é deixada de lado, pois o movimento promove campanhas de doação de sangue e alimentos, prevenção de doenças, agendamento de consultas médicas e ações sociais para a comunidade em geral e seus integrantes, bem como atividades na Páscoa e Natal, por exemplo. Com 49 anos de história, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré cresceu muito, e ganha cada vez mais reconhecimento na Igreja e no Brasil. É uma dedicação diária e voluntária, feita por amor e honra à Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré.